Manejo para a Conservação Florestal

Clique aqui e baixe o caderno de estudo do curso!


Sobre o Curso:

O manejo adequado das atividades nas áreas florestais é imprescindível para o controle e redução do desmatamento. Isso porque a estreita relação entre as atividades econômicas e as formas de uso do espaço pode determinar a perda, manutenção ou recuperação de vegetação, intervindo na disponibilidade dos benefícios socioambientais da conservação da Amazônia.

Justificativa:

Apesar das graves consequências do desmatamento, como a perda da biodiversidade, a alteração no ciclo hidrológico e a erosão do solo, a remoção da floresta e o corte seletivo continuam a apresentar taxas elevadas em um número significativo de Municípios.

Promover a conservação da cobertura florestal do Bioma Amazônia é um desafio para todos aqueles que estão envolvidos e se ocupam do planejamento, do uso da terra e das atividades de desenvolvimento na região. Contudo, trata-se de uma questão complexa, uma vez que as muitas paisagens e a diversidade social, étnica, biológica e econômica do Bioma impedem respostas únicas e receitas que possam ter uma aplicação genérica.

Para enfrentar este desafio, e promover a conservação de recursos florestais, devemos conhecer e intervir em uma gama variada de componentes ambientais, considerando suas dinâmicas e relações específicas.

Objetivo:

Sistematizar e sugerir medidas que possam ser adotadas pelo poder público e demais agentes envolvidos no planejamento, uso e controle da terra, visando promover a proteção florestal e a integração destes ecossistemas aos demais tipos de uso.

Conteúdo programático:

1. Identificação das Categorias de Uso/Manejo do Solo e suas Relações com Desmatamento

1.1. Categorias de uso e manejo

1.1.1. Atividades de silvicultura, manejo florestal, extrativismo florestal

1.1.2. Atividades de agricultura e extrativismo familiar em pequenos módulos de terra, com diferentes graus de organização comunitária

1.1.3. Atividades agropecuárias e de produção empresarial

1.1.4. Atividades ligadas à expansão das cidades, mineração e grandes obras de engenharia

1.2. Uso das categorias para sistematização inicial

1.3. O ambiente geobiofísico

2. Mudanças nos Valores Culturais da Localidade

2.1. Fatores ligados à decisão de desmatar e à sua intensidade

2.1.1. Bens e serviços da floresta

2.1.2. Costumes e valores culturais na localidade

2.1.3. A crise ambiental e o valor da floresta

2.1.4. Legislação e conservação florestal

2.2. Ações voltadas para mudanças nos valores culturais associadas ao desmatamento

2.2.1. Campo da legislação e fiscalização

2.2.2. Campo da gestão e das políticas públicas

2.2.3. Campo da educação e formação

3. Alternativas de Práticas e Manejo para a Conservação de Florestas

3.1. Ordenamento territorial e unidades de conservação

3.2. Alternativas de ordem econômica

3.3. Alternativas de interesse social

4. Considerações Finais

5. Referências 

Tire suas dúvidas:

Formulário de Contato de Curso
  1. Nome(*)
    Por favor, informe o seu nome.
  2. E-mail(*)
    Por favor, informe o seu e-mail.
  3. Mensagem(*)
    Por favor, informe a mensagem.



Veja outros cursos


O Vereador e a Câmara Municipal

O presente curso é dirigido, especificamente, para atores relacionados com o Poder Legislativo municipal, em sua missão de elaborar as normas que lhe cabem, e de fiscalizar a atuação do Executivo, no resgate da sustentabilidade ambiental e funcionalidades governamentais.

Saiba mais

Bioma Amazônia e Desmatamento

Com vistas à redução do desmatamento, é fundamental conhecer as particularidades e características deste Bioma para traçar ações de conservação e preservação no âmbito da gestão ambiental municipal.

Saiba mais

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Conhecer os principais conceitos e normas relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural.

Saiba mais

Capacidades Municipais para a Gestão Ambiental

O Município vem, desde a Constituição de 1988 adquirindo cada vez mais autonomia para a gestão de seu território e a gestão ambiental é parte dessas autonomias. Contudo, no Bioma Amazônia enormes desafios se colocam diante desse ente da federação, em especial a redução do desmatamento e a extinção do desmatamento ilegal.

Saiba mais

Controle do Desmatamento no Município

Permitir que o/a participante conheça as alternativas institucionais e financeiras voltadas para o combate ao desmatamento e que a partir disso possa escolher os melhores instrumentos para o seu Município.

Saiba mais

Execução e Controle Orçamentário-Financeiro

Trata dos instrumentos formais para o acompanhamento, controle e execução dos orçamentos públicos municipais, identificando também os atores envolvidos e as etapas-chave presentes nos processos de arrecadação e gasto dos recursos públicos. Além disso, aborda os diferentes tipos e mecanismos de controle dos recursos orçamentários e os dispositivos legais que possibilitam alterações à Lei Orçamentária Anual.

Saiba mais

Gestão Ambiental Municipal

Esse curso enfocará a compreensão das competências municipais, a formulação de políticas públicas, o planejamento estratégico e o arcabouço legal relacionados à gestão ambiental, com foco sobre a conservação florestal e uso sustentável de recursos naturais do bioma Amazônia.

Saiba mais

Gestão Financeira Municipal

Esse curso parte da análise do sistema de planejamento financeiro governamental em nível municipal e busca proporcionar aos participantes à compreensão do chamado Ciclo Orçamentário, a luz do conhecimento dos instrumentos formais de planejamento e do conhecimento técnico de seu processo de elaboração.

Saiba mais

Instrumentos para Gestão Ambiental

Os instrumentos de gestão ambiental podem ser de diversos tipos e voltados a diversos objetivos, mas nesse curso enfocaremos principalmente os instrumentos destinados ao combate ao desmatamento.

Saiba mais

Introdução à Geotecnologia

Definir e explicar as principais noções, conceitos e ferramentas de geotecnologias utilizados de maneira abrangente na obtenção, tratamento e análise de dados espaciais para planejamento, monitoramento e gestão territorial. 

Saiba mais

Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental, apesar de ser um instrumento de controle dos impactos ambientais das atividades econômicas, enfrenta, ainda, obstáculos que prejudicam o seu uso eficiente, em razão, sobretudo, da falta de informação a respeito de suas regras procedimentais e ritos necessários para a obtenção da licença ambiental.

Saiba mais

Manejo para a Conservação Florestal

Sistematizar e sugerir medidas que possam ser adotadas pelo poder público e demais agentes envolvidos no planejamento, uso e controle da terra, visando promover a proteção florestal e a integração destes ecossistemas aos demais tipos de uso.

Saiba mais

Organização do Governo Municipal

Compreender a importância do Governo Municipal estar formalmente organizado em sua integralidade para que a gestão ambiental local atue efetivamente no controle do desmatamento.

Saiba mais

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oferecer insumos técnicos, metodológicos e teóricos para a elaboração de planos municipais que considerem as diretrizes definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba mais

Política Nacional de Meio Ambiente

Apresentar o processo político e histórico que desencadeou a atual organização político-administrativa do Governo Federal em relação à temática ambiental, bem como apresentar aspectos relevantes na legislação vigente, responsável por orientar e regular o uso dos recursos naturais, abrangendo o entendimento de como esta estrutura se materializa no âmbito do Município.

Saiba mais

Sistema de Convênios - SICONV

Qualificar o público-alvo do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia acerca do SICONV, que disponibiliza os recursos financeiros da União, é um elemento importante para garantir a eficiência da gestão ambiental.

Saiba mais

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SiCAR

 

Detalhar os procedimentos necessários para realizar cadastro através do SICAR, tratando de seus diferentes módulos e possibilidades, a partir de uma abordagem operacional que possa servir de referência para a execução do cadastro pelos participantes.

Saiba mais