Capacitação em Gestão Ambiental
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES ofereceu 17 cursos de capacitação gratuitos para servidores públicos, profissionais do 3º setor e membros de representações da sociedade civil através do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018.
Os cursos em educação a distância foram oferecidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle com material didático, apresentação interativa online, fórum, tutoria especializada e certificação aos aprovados. Ao todo, 420 municípios foram alcançados, 7.706 certificados emitidos, e 2.978 pessoas foram certificadas.
Os conteúdos dos cadernos de estudo dos cursos podem ser acessados a partir da nossa Biblioteca.
As temáticas envolveram aspectos da Gestão Ambiental Municipal e abrangeram questões regionais que impactam o desmatamento, temas locais relacionados à autonomia dos órgãos municipais de meio ambiente, instrumentos de gestão socioambiental e temas emergentes como Cadastro Ambiental Rural, Licenciamento Ambiental, entre outros.
Objetivo Geral
Contribuir para o fortalecimento institucional dos municípios – com ênfase na gestão ambiental – mediante ação de capacitação na modalidade de educação a distância (EAD) voltada para qualificação técnico-profissional dos principais atores envolvidos como forma de direcionar os esforços entre governo e sociedade na perspectiva do desenvolvimento sustentável da região.
Público-Alvo
Foi permitida a participação dos 530 municípios que integram o Bioma Amazônia, sendo o público-alvo constituído por:
- Gestores e equipes técnicas das Secretarias Municipais com potencial de intervenção e tomada de decisão na construção e gestão da política ambiental do município;
- Conselheiros municipais, dirigentes de ONGs locais e representantes da sociedade civil organizada, como lideranças comunitárias ou empresariais, em especial aqueles com participação em instâncias governativas municipais e regionais e que possam formar massa crítica e disseminar informações, bem como influir positivamente para a adoção de políticas mais sustentáveis para o município;
- Outros: representantes dos governos estaduais e federal que atuem em unidades descentralizadas ou gerências regionais, bem como representantes do ministério público e integrantes de entidades acadêmicas e de pesquisa de interesse para região.
Que características tem os cursos?
Os cursos a distância (EAD) foram gratuitos e oferecidos em Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle para os municípios que integram o Bioma Amazônia, cadastrados no Programa.
Características:
- Novas turmas a cada 60 dias;
- Carga horária de 30 horas (em até 45 dias);
- Fórum de discussão online (assíncrono);
- Apoio de tutoria especializada;
- Avaliação e Certificação;
- Acesso fácil e ágil através do aplicativo Moodle Mobile.