Sistema de Convênios - SICONV

Clique aqui e baixe o caderno de estudo do curso!


Sobre o Curso:

O SICONV é um modelo gerencial inovador na gestão pública brasileira. Esse sistema facilita o gerenciamento on-line dos convênios celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.
 

Justificativa:

Qualificar o público-alvo do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia acerca do SICONV, que disponibiliza os recursos financeiros da União, é um elemento importante para garantir a eficiência da gestão ambiental.

Diante do cenário de necessidade de intensificar ações de controle do desmatamento e manutenção da biodiversidade, ter acesso a recursos financeiros além do orçamento municipal é um elemento de fortalecimento da gestão ambiental municipal.
 

Objetivo:

O objetivo do curso é oferecer conhecimentos que ampliem a capacidade de captação de recursos financeiros da União, através do SICONV, para execução de projetos, principalmente aqueles que possam contribuir para o fortalecimento institucional dos municípios com ênfase no controle e a redução do desmatamento.
 

Conteúdo programático:

1. Noções Gerais

1.1. Contextualização

1.2. Classificação das transferências intergovernamentais

1.3. Convênios e os Contratos de Repasse

1.4. Orçamento Público e Transferência de Recursos

2. Diplomas Legais e o SICONV

2.1. Normativas dos convênios e o SICONV

2.2. O Portal de Convênios

2.3. Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV

2.4. Formação e acesso da Equipe ao SICONV

3. Processo de Proposição e Celebração de Convênios

3.1. Proposição

3.2. Elaboração e Inclusão de Proposta e Plano de Trabalho

3.3. Projeto Básico e Termo de Referência

3.4. Celebração

4. Gerenciamento da Execução de Convênios no SICONV

4.1. Execução Financeira

4.2. A Gestão Financeira por processo de Ordem Bancária por Transferência Voluntária – OBTV.

4.3. Execução Física

4.4. Acompanhamento e Fiscalização

4.5. Relatório de Execução

5. Prestação de Contas no SICONV

5.1. Relação Execução X Prestação de Contas

5.2. Incluir e enviar PC

5.3. Antecipar PC

5.4. Prestação de contas convênios operados OBTV

6. Considerações Finais 

Tire suas dúvidas:

Formulário de Contato de Curso
  1. Nome(*)
    Por favor, informe o seu nome.
  2. E-mail(*)
    Por favor, informe o seu e-mail.
  3. Mensagem(*)
    Por favor, informe a mensagem.



Veja outros cursos


O Vereador e a Câmara Municipal

O presente curso é dirigido, especificamente, para atores relacionados com o Poder Legislativo municipal, em sua missão de elaborar as normas que lhe cabem, e de fiscalizar a atuação do Executivo, no resgate da sustentabilidade ambiental e funcionalidades governamentais.

Saiba mais

Bioma Amazônia e Desmatamento

Com vistas à redução do desmatamento, é fundamental conhecer as particularidades e características deste Bioma para traçar ações de conservação e preservação no âmbito da gestão ambiental municipal.

Saiba mais

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Conhecer os principais conceitos e normas relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural.

Saiba mais

Capacidades Municipais para a Gestão Ambiental

O Município vem, desde a Constituição de 1988 adquirindo cada vez mais autonomia para a gestão de seu território e a gestão ambiental é parte dessas autonomias. Contudo, no Bioma Amazônia enormes desafios se colocam diante desse ente da federação, em especial a redução do desmatamento e a extinção do desmatamento ilegal.

Saiba mais

Controle do Desmatamento no Município

Permitir que o/a participante conheça as alternativas institucionais e financeiras voltadas para o combate ao desmatamento e que a partir disso possa escolher os melhores instrumentos para o seu Município.

Saiba mais

Execução e Controle Orçamentário-Financeiro

Trata dos instrumentos formais para o acompanhamento, controle e execução dos orçamentos públicos municipais, identificando também os atores envolvidos e as etapas-chave presentes nos processos de arrecadação e gasto dos recursos públicos. Além disso, aborda os diferentes tipos e mecanismos de controle dos recursos orçamentários e os dispositivos legais que possibilitam alterações à Lei Orçamentária Anual.

Saiba mais

Gestão Ambiental Municipal

Esse curso enfocará a compreensão das competências municipais, a formulação de políticas públicas, o planejamento estratégico e o arcabouço legal relacionados à gestão ambiental, com foco sobre a conservação florestal e uso sustentável de recursos naturais do bioma Amazônia.

Saiba mais

Gestão Financeira Municipal

Esse curso parte da análise do sistema de planejamento financeiro governamental em nível municipal e busca proporcionar aos participantes à compreensão do chamado Ciclo Orçamentário, a luz do conhecimento dos instrumentos formais de planejamento e do conhecimento técnico de seu processo de elaboração.

Saiba mais

Instrumentos para Gestão Ambiental

Os instrumentos de gestão ambiental podem ser de diversos tipos e voltados a diversos objetivos, mas nesse curso enfocaremos principalmente os instrumentos destinados ao combate ao desmatamento.

Saiba mais

Introdução à Geotecnologia

Definir e explicar as principais noções, conceitos e ferramentas de geotecnologias utilizados de maneira abrangente na obtenção, tratamento e análise de dados espaciais para planejamento, monitoramento e gestão territorial. 

Saiba mais

Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental, apesar de ser um instrumento de controle dos impactos ambientais das atividades econômicas, enfrenta, ainda, obstáculos que prejudicam o seu uso eficiente, em razão, sobretudo, da falta de informação a respeito de suas regras procedimentais e ritos necessários para a obtenção da licença ambiental.

Saiba mais

Manejo para a Conservação Florestal

Sistematizar e sugerir medidas que possam ser adotadas pelo poder público e demais agentes envolvidos no planejamento, uso e controle da terra, visando promover a proteção florestal e a integração destes ecossistemas aos demais tipos de uso.

Saiba mais

Organização do Governo Municipal

Compreender a importância do Governo Municipal estar formalmente organizado em sua integralidade para que a gestão ambiental local atue efetivamente no controle do desmatamento.

Saiba mais

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oferecer insumos técnicos, metodológicos e teóricos para a elaboração de planos municipais que considerem as diretrizes definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba mais

Política Nacional de Meio Ambiente

Apresentar o processo político e histórico que desencadeou a atual organização político-administrativa do Governo Federal em relação à temática ambiental, bem como apresentar aspectos relevantes na legislação vigente, responsável por orientar e regular o uso dos recursos naturais, abrangendo o entendimento de como esta estrutura se materializa no âmbito do Município.

Saiba mais

Sistema de Convênios - SICONV

Qualificar o público-alvo do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia acerca do SICONV, que disponibiliza os recursos financeiros da União, é um elemento importante para garantir a eficiência da gestão ambiental.

Saiba mais

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SiCAR

 

Detalhar os procedimentos necessários para realizar cadastro através do SICAR, tratando de seus diferentes módulos e possibilidades, a partir de uma abordagem operacional que possa servir de referência para a execução do cadastro pelos participantes.

Saiba mais