Política Nacional de Meio Ambiente

Clique aqui e baixe o caderno de estudo do curso!


Sobre o Curso:

A Lei n° 6.938/1981, conhecida como a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), é considerada como um marco para a temática ambiental brasileira. A partir desta lei, o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) é estruturado e uma série de instrumentos para a gestão ambiental são instituídos, como o licenciamento ambiental, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE), os espaços territoriais especialmente protegidos, entre outros. Contudo, é importante compreender que a consolidação da PNMA se dá através de um processo histórico de sistematização da legislação ambiental brasileira e também é fruto de demandas globais da sociedade para a conservação e preservação do meio ambiente.

A PNMA traz consigo a visão sistêmica de meio ambiente, integrando sociedade e natureza a partir de diretrizes que primam pelo desenvolvimento sustentável. Neste sentido, uma série de políticas setoriais são editadas com a finalidade de garantir um ambiente ecologicamente equilibrado e saudável para as presentes e futuras gerações, como as políticas voltadas para a gestão dos recursos hídricos, resíduos sólidos, clima e florestas.
 

Justificativa:

A Constituição Federal de 1988 destinou um capítulo inteiro voltado para a proteção do meio ambiente (Capítulo VI – Artigo 225), impondo ao Poder Público e toda a coletividade o dever de cuida-lo. Desta forma, União, Estados, Distrito Federal e Municípios devem incluir em suas agendas de governo a temática ambiental, integrando em suas ações de gestão do território os instrumentos instituídos pela Política Nacional de Meio Ambiente.

Para enfrentar o desafio de integrar as ações de proteção e conservação do meio ambiente à gestão municipal, entende-se que é preciso conhecer o processo histórico da legislação ambiental brasileira que resulta na consolidação das atuais estruturas político-administrativas voltadas para o meio ambiente, bem como os instrumentos de política ambiental disponíveis.


Objetivo:

Apresentar o processo político e histórico que desencadeou a atual organização político-administrativa do Governo Federal em relação à temática ambiental, bem como apresentar aspectos relevantes na legislação vigente, responsável por orientar e regular o uso dos recursos naturais, abrangendo o entendimento de como esta estrutura se materializa no âmbito do Município.


Conteúdo programático:

1. Breve Histórico da Institucionalização da Gestão Ambiental no Brasil

1.1. Brasil Colônia: temos recursos para dar e vender!

1.2. Brasil Império: o progresso chegou com a independência

1.3. Brasil República: queremos um Brasil moderno!

1.3.1. De 1930 a 1970

1.3.2. Década de 1970: precisamos preservar! O esboço de uma política nacional para a conservação e regulação do meio ambiente.

1.3.3. A partir de 1980: precisamos pensar no futuro. Queremos um desenvolvimento sustentável!

1.3.4. A década de 1990 e o século XX: A ECO 92 e a globalização da questão ambiental

2.  Estrutura e diretrizes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente)

2.1. O papel dos Municípios na gestão ambiental local

2.2. SISMUMA (Sistema Municipal de Meio Ambiente)

2.2.1. Municípios de pequeno porte

2.2.2. Municípios de médio porte

2.2.3. Municípios de grande porte

3. Políticas Nacionais de Meio Ambiente

3.1. Recursos hídricos

3.1.1. Comitês de Bacias Hidrográficas

3.2. Florestas

3.2.1. Gestão e Manejo – Programa Nacional de Florestas

3.2.2. Código Florestal: 1934,1965 e 2012

3.3. Clima (2009)

3.3.1. Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC)

3.3.2. Protocolo de Kyoto (1997)

3.3.3. Instrumentos institucionais

3.3.4. Redução de Emissões – REDD+ relatórios

3.3.5. Amazônia

3.4. Resíduos Sólidos (2010)

3.4.1. Responsabilidade compartilhada entre produtor e consumidor

3.4.2. A gestão municipal e o fim dos lixões

4. Instrumentos de Política e Gestão Ambiental

4.1. Padrões de Qualidade Ambiental e Cadastro Técnico de Atividades

4.1.1. Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA)

4.1.2. Cadastro Nacional das Entidades Ambientais não Governamentais (CNEA)

4.1.3. Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental

4.1.4. Padrões de qualidade

4.1.5. Critérios de qualidade ambiental

4.2. Controle, Avaliação e Recuperação Ambiental

4.3. Planejamento, Monitoramento e Proteção socioambiental

4.3.1. Licenciamento Ambiental

4.3.2. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA)

4.3.3. Avaliação ambiental estratégica (AAE)

4.3.4. Ordenamento Territorial e Ambiental

4.3.5. Criação de Unidades de Conservação

4.4. Incentivos Financeiros

4.4.1. ICMS ambiental

4.5. Mudança de cultura

5. Considerações Finais

Tire suas dúvidas:

Formulário de Contato de Curso
  1. Nome(*)
    Por favor, informe o seu nome.
  2. E-mail(*)
    Por favor, informe o seu e-mail.
  3. Mensagem(*)
    Por favor, informe a mensagem.



Veja outros cursos


O Vereador e a Câmara Municipal

O presente curso é dirigido, especificamente, para atores relacionados com o Poder Legislativo municipal, em sua missão de elaborar as normas que lhe cabem, e de fiscalizar a atuação do Executivo, no resgate da sustentabilidade ambiental e funcionalidades governamentais.

Saiba mais

Bioma Amazônia e Desmatamento

Com vistas à redução do desmatamento, é fundamental conhecer as particularidades e características deste Bioma para traçar ações de conservação e preservação no âmbito da gestão ambiental municipal.

Saiba mais

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Conhecer os principais conceitos e normas relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural.

Saiba mais

Capacidades Municipais para a Gestão Ambiental

O Município vem, desde a Constituição de 1988 adquirindo cada vez mais autonomia para a gestão de seu território e a gestão ambiental é parte dessas autonomias. Contudo, no Bioma Amazônia enormes desafios se colocam diante desse ente da federação, em especial a redução do desmatamento e a extinção do desmatamento ilegal.

Saiba mais

Controle do Desmatamento no Município

Permitir que o/a participante conheça as alternativas institucionais e financeiras voltadas para o combate ao desmatamento e que a partir disso possa escolher os melhores instrumentos para o seu Município.

Saiba mais

Execução e Controle Orçamentário-Financeiro

Trata dos instrumentos formais para o acompanhamento, controle e execução dos orçamentos públicos municipais, identificando também os atores envolvidos e as etapas-chave presentes nos processos de arrecadação e gasto dos recursos públicos. Além disso, aborda os diferentes tipos e mecanismos de controle dos recursos orçamentários e os dispositivos legais que possibilitam alterações à Lei Orçamentária Anual.

Saiba mais

Gestão Ambiental Municipal

Esse curso enfocará a compreensão das competências municipais, a formulação de políticas públicas, o planejamento estratégico e o arcabouço legal relacionados à gestão ambiental, com foco sobre a conservação florestal e uso sustentável de recursos naturais do bioma Amazônia.

Saiba mais

Gestão Financeira Municipal

Esse curso parte da análise do sistema de planejamento financeiro governamental em nível municipal e busca proporcionar aos participantes à compreensão do chamado Ciclo Orçamentário, a luz do conhecimento dos instrumentos formais de planejamento e do conhecimento técnico de seu processo de elaboração.

Saiba mais

Instrumentos para Gestão Ambiental

Os instrumentos de gestão ambiental podem ser de diversos tipos e voltados a diversos objetivos, mas nesse curso enfocaremos principalmente os instrumentos destinados ao combate ao desmatamento.

Saiba mais

Introdução à Geotecnologia

Definir e explicar as principais noções, conceitos e ferramentas de geotecnologias utilizados de maneira abrangente na obtenção, tratamento e análise de dados espaciais para planejamento, monitoramento e gestão territorial. 

Saiba mais

Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental, apesar de ser um instrumento de controle dos impactos ambientais das atividades econômicas, enfrenta, ainda, obstáculos que prejudicam o seu uso eficiente, em razão, sobretudo, da falta de informação a respeito de suas regras procedimentais e ritos necessários para a obtenção da licença ambiental.

Saiba mais

Manejo para a Conservação Florestal

Sistematizar e sugerir medidas que possam ser adotadas pelo poder público e demais agentes envolvidos no planejamento, uso e controle da terra, visando promover a proteção florestal e a integração destes ecossistemas aos demais tipos de uso.

Saiba mais

Organização do Governo Municipal

Compreender a importância do Governo Municipal estar formalmente organizado em sua integralidade para que a gestão ambiental local atue efetivamente no controle do desmatamento.

Saiba mais

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oferecer insumos técnicos, metodológicos e teóricos para a elaboração de planos municipais que considerem as diretrizes definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba mais

Política Nacional de Meio Ambiente

Apresentar o processo político e histórico que desencadeou a atual organização político-administrativa do Governo Federal em relação à temática ambiental, bem como apresentar aspectos relevantes na legislação vigente, responsável por orientar e regular o uso dos recursos naturais, abrangendo o entendimento de como esta estrutura se materializa no âmbito do Município.

Saiba mais

Sistema de Convênios - SICONV

Qualificar o público-alvo do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia acerca do SICONV, que disponibiliza os recursos financeiros da União, é um elemento importante para garantir a eficiência da gestão ambiental.

Saiba mais

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SiCAR

 

Detalhar os procedimentos necessários para realizar cadastro através do SICAR, tratando de seus diferentes módulos e possibilidades, a partir de uma abordagem operacional que possa servir de referência para a execução do cadastro pelos participantes.

Saiba mais