Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Clique aqui e baixe o caderno de estudo do curso!


Sobre o Curso:

Após mais de dez anos de discussões foram estabelecidos instrumentos e diretrizes para a redução do desmatamento, o aumento da cobertura vegetal e a recuperação da vegetação de áreas fragilizadas. O Novo Código Florestal alterou o regime jurídico de proteção da vegetação em nosso país, servindo de base para construção de políticas públicas, do desenvolvimento de aparato tecnológico e de capacitação técnica e operacional relacionada ao tema.
 

Justificativa:

Um novo cenário para a proteção da cobertura vegetação no Brasil se apresentou a partir da publicação da Lei Federal nº 12.651/2012 (alterada pela Lei 12.727/2012) conhecida como o “Novo Código Florestal”. O principal instrumento para implantação do Código Florestal é o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
 

Objetivo:

Conhecer os principais conceitos e normas relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural.
 

Conteúdo programático:

1. Cadastro Ambiental Rural E O Novo Código Florestal

1.1. O Cadastro Ambiental Rural – CAR

1.2. Inscrição no CAR       

1.2.1. Informações necessárias para a inscrição no CAR

1.3. Processo de obtenção do CAR

1.4. Informações ambientais

2. Áreas De Preservação Permanente E Áreas De Uso Restrito

2.1. Áreas de Preservação Permanente - APP

2.1.1. Áreas de Preservação Permanente – APP: Tipos, localização e limites

2.1.2. Supressão de vegetação nativa em APP

2.1.3. Recomposição da vegetação em áreas de preservação permanente

2.1.4. Áreas Consolidadas em Áreas de Preservação Permanente

2.2. Áreas de Uso Restrito

3. Área De Reserva Legal E Área De Servidão Administrativa

3.1. Área de Reserva Legal

3.1.1. Percentuais mínimos de área destinada à Reserva Legal

3.1.2. Uso da Reserva Legal

3.1.3. Critérios para computar Áreas de Preservação Permanente no cálculo do percentual da Reserva Legal do imóvel

3.1.4. Recomposição da Vegetação em Reserva Legal

3.1.5. Compensação da Reserva legal

3.1.6. Áreas Consolidadas em Reserva Legal

3.1.7. Supressão de Vegetação Nativa

3.2. Área de servidão administrativa

4. Programa De Regularização Ambiental

4.1. Adesão ao PRA

5. Considerações Finais

Exemplos de telas do curso:

Tire suas dúvidas:

Formulário de Contato de Curso
  1. Nome(*)
    Por favor, informe o seu nome.
  2. E-mail(*)
    Por favor, informe o seu e-mail.
  3. Mensagem(*)
    Por favor, informe a mensagem.



Veja outros cursos


O Vereador e a Câmara Municipal

O presente curso é dirigido, especificamente, para atores relacionados com o Poder Legislativo municipal, em sua missão de elaborar as normas que lhe cabem, e de fiscalizar a atuação do Executivo, no resgate da sustentabilidade ambiental e funcionalidades governamentais.

Saiba mais

Bioma Amazônia e Desmatamento

Com vistas à redução do desmatamento, é fundamental conhecer as particularidades e características deste Bioma para traçar ações de conservação e preservação no âmbito da gestão ambiental municipal.

Saiba mais

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Conhecer os principais conceitos e normas relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural.

Saiba mais

Capacidades Municipais para a Gestão Ambiental

O Município vem, desde a Constituição de 1988 adquirindo cada vez mais autonomia para a gestão de seu território e a gestão ambiental é parte dessas autonomias. Contudo, no Bioma Amazônia enormes desafios se colocam diante desse ente da federação, em especial a redução do desmatamento e a extinção do desmatamento ilegal.

Saiba mais

Controle do Desmatamento no Município

Permitir que o/a participante conheça as alternativas institucionais e financeiras voltadas para o combate ao desmatamento e que a partir disso possa escolher os melhores instrumentos para o seu Município.

Saiba mais

Execução e Controle Orçamentário-Financeiro

Trata dos instrumentos formais para o acompanhamento, controle e execução dos orçamentos públicos municipais, identificando também os atores envolvidos e as etapas-chave presentes nos processos de arrecadação e gasto dos recursos públicos. Além disso, aborda os diferentes tipos e mecanismos de controle dos recursos orçamentários e os dispositivos legais que possibilitam alterações à Lei Orçamentária Anual.

Saiba mais

Gestão Ambiental Municipal

Esse curso enfocará a compreensão das competências municipais, a formulação de políticas públicas, o planejamento estratégico e o arcabouço legal relacionados à gestão ambiental, com foco sobre a conservação florestal e uso sustentável de recursos naturais do bioma Amazônia.

Saiba mais

Gestão Financeira Municipal

Esse curso parte da análise do sistema de planejamento financeiro governamental em nível municipal e busca proporcionar aos participantes à compreensão do chamado Ciclo Orçamentário, a luz do conhecimento dos instrumentos formais de planejamento e do conhecimento técnico de seu processo de elaboração.

Saiba mais

Instrumentos para Gestão Ambiental

Os instrumentos de gestão ambiental podem ser de diversos tipos e voltados a diversos objetivos, mas nesse curso enfocaremos principalmente os instrumentos destinados ao combate ao desmatamento.

Saiba mais

Introdução à Geotecnologia

Definir e explicar as principais noções, conceitos e ferramentas de geotecnologias utilizados de maneira abrangente na obtenção, tratamento e análise de dados espaciais para planejamento, monitoramento e gestão territorial. 

Saiba mais

Licenciamento Ambiental Municipal

O Licenciamento Ambiental, apesar de ser um instrumento de controle dos impactos ambientais das atividades econômicas, enfrenta, ainda, obstáculos que prejudicam o seu uso eficiente, em razão, sobretudo, da falta de informação a respeito de suas regras procedimentais e ritos necessários para a obtenção da licença ambiental.

Saiba mais

Manejo para a Conservação Florestal

Sistematizar e sugerir medidas que possam ser adotadas pelo poder público e demais agentes envolvidos no planejamento, uso e controle da terra, visando promover a proteção florestal e a integração destes ecossistemas aos demais tipos de uso.

Saiba mais

Organização do Governo Municipal

Compreender a importância do Governo Municipal estar formalmente organizado em sua integralidade para que a gestão ambiental local atue efetivamente no controle do desmatamento.

Saiba mais

Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Oferecer insumos técnicos, metodológicos e teóricos para a elaboração de planos municipais que considerem as diretrizes definidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba mais

Política Nacional de Meio Ambiente

Apresentar o processo político e histórico que desencadeou a atual organização político-administrativa do Governo Federal em relação à temática ambiental, bem como apresentar aspectos relevantes na legislação vigente, responsável por orientar e regular o uso dos recursos naturais, abrangendo o entendimento de como esta estrutura se materializa no âmbito do Município.

Saiba mais

Sistema de Convênios - SICONV

Qualificar o público-alvo do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia acerca do SICONV, que disponibiliza os recursos financeiros da União, é um elemento importante para garantir a eficiência da gestão ambiental.

Saiba mais

Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural - SiCAR

 

Detalhar os procedimentos necessários para realizar cadastro através do SICAR, tratando de seus diferentes módulos e possibilidades, a partir de uma abordagem operacional que possa servir de referência para a execução do cadastro pelos participantes.

Saiba mais