Áreas para disposição final de resíduos sólidos

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, concluiu o estudo de caso sobre áreas para disposição final dos resíduos sólidos dos Municípios de Cutias do Araguari, Ferreira Gomes e Porto Grande, Estado do Amapá. O trabalho foi elaborado em resposta à demanda por apoio técnico apresentada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades (SDC).
O estudo foi feito, no segundo semestre de 2016, por meio de levantamentos, visitas técnicas aos municípios e entrevistas com gestores locais. O documento analisa os muitos conflitos existentes entre a conservação ambiental e a disposição final dos resíduos sólidos. O problema representa uma das preocupações centrais dos gestores do Estado do Amapá ao buscarem soluções para um manejo adequado dos resíduos sólidos.
Tendo em vista a proximidade territorial dos três municípios, localizados às margens do Rio Araguari e que utilizam lixões para a disposição final de seus resíduos, a engenheira ambiental Patrícia Finamore e a economista Angela Fontes, da equipe do PQGA, ressaltaram a importância do estudo ser realizado de forma integrada, uma vez que os municípios vivenciam situações semelhantes.
Cabe reconhecer o papel do rio Araguari na vida econômica, social e cultural dos municípios estudados. Considerado o maior rio genuinamente amapaense, o Araguari possui em sua extensão três Usinas Hidrelétricas (UHE) em operação: Coaracy Nunes, também conhecida como Paredão, Cachoeira Caldeirão e Ferreira Gomes, que influenciam diretamente no comportamento da bacia hidrográfica da região.
Achou interessante?
O estudo encontra-se na biblioteca do PQGA e está disponível para download. Para conhece-lo na íntegra clique aqui.
Mais notícias