Biblioteca

A Biblioteca reúne amplo acervo de materiais elaborados pelo PQGA/IBAM exclusivamente para o Programa.

Seu objetivo é reunir, em um mesmo espaço, informações que contribuam para o aprimoramento da gestão ambiental nos municípios do Bioma Amazônia a partir da prática cotidiana de gestores e técnicos.

Aqui você encontra notas técnicas, publicações, relatórios, entrevistas, termos de referência para licenciamento ambiental, dentre outros. Todo o material está disponível para download, sendo de uso livre e, desde que citada a fonte, é permitida a reprodução total ou parcial.

Boa navegação!



Gestão Financeira Municipal

(Cursos)

Esse curso parte da análise do sistema de planejamento financeiro governamental em nível municipal e busca proporcionar aos participantes à compreensão do chamado Ciclo Orçamentário, a luz…

Saiba mais  

Gestão Ambiental Municipal

(Cursos)

Este material didático apresenta os conteúdos relacionados com os principais instrumentos e direcionamentos necessários para a implementação da Gestão Ambiental. Acesse e leia o Caderno de…

Saiba mais  

Execução e Controle Orçamentário-Financeiro

(Cursos)

Trata dos instrumentos formais para o acompanhamento, controle e execução dos orçamentos públicos municipais, identificando também os atores envolvidos e as etapas-chave presentes nos processos de…

Saiba mais  

Controle do Desmatamento no Município

(Cursos)

Os esforços de organizações governamentais e não governamentais na resolução do grave problema do desmatamento na Amazônia, resultaram nos últimos anos em taxas menores, porém…

Saiba mais  

Capacidades Municipais para a Gestão Ambiental

(Cursos)

O Município vem, desde a Constituição de 1988 adquirindo cada vez mais autonomia para a gestão de seu território e a gestão ambiental é parte dessas autonomias. Contudo, no Bioma Amazônia…

Saiba mais  

Bioma Amazônia e Desmatamento

(Cursos)

Com vistas à redução do desmatamento, é fundamental conhecer as particularidades e características deste Bioma para traçar ações de conservação e preservação…

Saiba mais  

Introdução à Geotecnologia

(Cursos)

Este material didático apresenta os conteúdos introdutórios relacionados ao uso dos dados espaciais através da Geotecnologia. Acesse e leia o Caderno de Estudo do curso!

Saiba mais  

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

(Cursos)

Este material didático apresenta os principais conteúdos relacionados à adequação da propriedade rural através do Cadastro Ambiental Rural. Acesse e leia o Caderno de Estudo do curso!

Saiba mais  

Diretrizes de Gestão Ambiental Municipal - Região Litoral Ocidental Maranhense

(Publicações)

Este documento sintetiza diretrizes de planejamento estratégico para a Gestão Ambiental nos 10 Municípios da Região Litoral Ocidental Maranhense. Seu objetivo é dotar os Órgãos Ambientais…

Saiba mais  

Boas práticas de gestão ambiental: onde estão as mulheres? - Angela Fontes

(Artigos)

O artigo busca refletir sobre as relações de gênero tendo por referência o papel assumido pelas mulheres – protagonistas ou coadjuvantes – nos processos de participação e tomada…

Saiba mais  

newsletter   Já assinou a nossa newsletter?