Oficinas de Planejamento de Gestão Ambiental são concluídas no Amapá
Com a presença de representantes dos 16 Municípios do estado do Amapá, foi concluído o ciclo das oficinas “Planejamento da Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável”, fruto da parceria do IBAM com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá - SEMA.
As oficinas foram realizadas em março e abril de 2017, percorreram os Municípios de Macapá, Porto Grande, Laranjal do Jari e Amapá, fruto do Encontro Amapaense de Gestores Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, realizado no dias 14 e 15 de fevereiro.
“O IBAM através da oficina vem se tornando peça fundamental para o fortalecimento da gestão ambiental dentro do Município de Amapá, que assim como outros Municípios, ainda precisa muito de estrutura e principalmente qualificação para atuar.” - comentou o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Amapá, Alexsander Pinheiro Melo.
A carga horária foi de 12 horas divididas em dois dias de atividades com público prioritariamente de gestoras e gestores públicos da área de meio ambiente dos Municípios. As atividades realizadas tiveram como principal objetivo o planejamento da gestão ambiental visando o desenvolvimento sustentável dos Municípios amapaenses.
Para o secretário municipal de meio ambiente de Porto Grande, Orivaldo de Amorim, as oficinas foram de suma importância para os Municípios de pouca população, visto que a interação entre estes entes federados, com o apoio técnico e consultivo de órgãos afins, trazem resultados altamente positivos de forma simples e célere.
Na ocasião, foram apresentados os diagnósticos municipais de gestão ambiental, elaborados pelo IBAM com a parceria da SEMA, onde foi possível compartilhar com os participantes os resultados encontrados ressaltando pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades comuns aos municípios, além de salientar a necessidade da construção de um ambiente produtivo contemporâneo a partir do reconhecimento que os recursos são finitos. Outro tema abordado foi a análise pelo método FOFA (Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) da gestão ambiental local.
Angela Fontes, analista de desenvolvimento econômico e social, Rosan Fernandes, consultor e, João da Matta, analista de direito ambiental, representaram o IBAM, através do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA nas oficinas realizadas.
Mais notícias