PQGA e Governo do Estado realizam encontro em prol do desenvolvimento sustentável do Amapá
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA, com o apoio do Instituto Brasileiro de Administração Ambiental – IBAM, no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental - PQGA, realizou nos dias 14 e 15 de fevereiro o Encontro Amapaense de Gestores Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, que teve como tema a gestão ambiental e territorial dos municípios. O evento reuniu prefeitos(as) e secretários(as) municipais de meio ambiente do Estado, além de profissionais e acadêmicos da área ambiental.
O objetivo do evento foi fortalecer a governança ambiental estadual e municipal, bem como debater com os diversos atores envolvidos os avanços e a consolidação de políticas públicas para o setor.
O trabalho integra o Programa Estadual de Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal - Pefogam, que se propõe a apoiar os municípios na implementação de ações relativas à capacitação e instrumentalização do órgão ambiental local.
Participaram ainda do Encontro representantes da Promotoria do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo – Prodemac; Secretaria de Estado de Desenvolvimento das Cidades – SDC; Batalhão Ambiental; Universidade do Estado do Amapá – Ueap; Universidade Federal do Amapá – Unifap; Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial – Imap e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
O Encontro terá continuidade por meio da realização de Oficinas Regionais de Planejamento e Gestão Ambiental, ao longo dos meses de março e abril, mantendo a parceria da SEMA com o PQGA, conforme Termo de Cooperação Institucional celebrado entre o Governo do Estado do Amapá e o IBAM, representado no evento pelo superintendente Alexandre Santos, a analista de desenvolvimento econômico social, Angela Fontes e o analista socioambiental William Resende. Além disso, foi criado um grupo do aplicativo whatsapp com secretários municipais de meio ambiente, o secretário de Estado Marcelo Creão e sua assessoria técnica. O grupo será moderado pelo IBAM, que já conta com esse modelo de comunicação com outros Estados da Amazônia.
Mais notícias