Governo do Mato Grosso promove curso de capacitação em elaboração de projetos
Membros de associações, cooperativas, Organizações Não-Governamentais e demais entidades do terceiro setor participaram, nesta terça (05.04) e quarta-feira (06.04), de um curso de capacitação sobre elaboração de projetos. O evento foi promovido pelo Gabinete de Articulação e Desenvolvimento Regional (GDR) e contou com apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Escritório de Gerenciamento de Projetos de Mato Grosso (EGP-MT), do Banco do Brasil e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).
Nos dois dias de curso os participantes receberam informações técnicas acerca das etapas de produção de projetos, com o objetivo de garantir o atendimento às exigências para aprovação, possibilitando, assim, que as entidades tenham acesso a linhas de crédito para investir em suas produções.
Também foram apresentados detalhes referentes ao edital da Fundação Banco do Brasil, que abre a possibilidade para inscrição de projetos de R$ 80 mil a R$ 200 mil nas áreas de agricultura familiar, água, resíduos sólidos e educação.
Segundo o secretário do GDR, Eduardo Moura, a iniciativa faz parte da política de inclusão e resgate ao pequeno produtor, desenvolvida por meio do Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis.
“O governador Pedro Taques tem duas preocupações maiores. Uma é resgatar a dignidade do pequeno produtor, daquele que foi deixado pra trás pelos governos passados, e a outra é a promoção do desenvolvimento regional como um todo, visando tornar o estado de Mato Grosso mais equilibrado, e não rico somente para 40 ou 50 municípios. Esse curso de capacitação em projetos que estamos oferecendo hoje vai ao encontro desse objetivo”, afirmou o secretário.
A falta de conhecimento sobre a estruturação de um projeto é, segundo o gestor governamental da Seplan, Rogério Camargo Nery, o que mais dificulta o acesso a linhas de crédito.
“Algumas instituições até elaboram os projetos, mas acabam não preenchendo as informações da maneira como o financiador exige e acabam perdendo esses recursos. Nosso objetivo com esse curso é passar um conhecimento mínimo sobre como elas podem elaborar um documento que desperte o interesse do financiador em seus projetos”, ressaltou.
Composta por 112 membros, a Associação de Mini e Pequenos Agricultores do projeto de assentamento Caximbo (Agripac), do município de Peixoto de Azevedo, precisa de recursos para investir em sua produção, mas enfrenta dificuldades para elaborar corretamente os projetos. Por isso, a representante da entidade, Liliane Vieira da Cruz, afirma que o curso oferecido pelo Governo do Estado é muito importante.
“O Conab e outras instituições disponibilizam recursos para associações como a nossa, mas não temos muita experiência em elaboração de projetos. Quando precisamos, pedimos auxílio para técnicos da prefeitura, mas aí dependemos da disponibilidade deles e muitas vezes acabamos perdendo o benefício. Como a associação depende exclusivamente dessas linhas de financiamento para se manter, é importante que a gente saiba como fazer esses projetos”, relatou.
A Associação de Coletores de Castanha do Brasil do PA Juruena, localizada no município de Juruena, também enfrenta o mesmo problema. Composta por 35 famílias, a entidade precisa de recursos para se estruturar e ampliar a produção, que hoje gira em torno de 200 mil quilos por ano.
“A nossa meta é conseguir produzir essa quantidade por mês, mas para isso precisamos caminhar com as próprias pernas. Essa iniciativa do governo de nos capacitar vai se refletir diretamente no nosso desenvolvimento”, declarou.
O Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA foi apresentado por Wilson Pereira, ponto focal do IBAM no Estado que pode abrir diálogo com a sociedade civil informando aos presentes sobre a plataforma de serviços oferecida, incluindo benefícios como cursos gratuitos em temas voltados à gestão ambiental e orientação jurídica com equipe especializada.
Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso
Mais notícias