ECAM - Equipe de Conservação da Amazônia

A Equipe de Conservação da Amazônia – Ecam é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada para proteção biocultural da Amazônia e dos povos que nela residem. Sua missão está voltada para o fortalecimento das comunidades tradicionais e a conservação do meio ambiente.
 
Fundada em 2002, a ECAM foi reconhecida como OSCIP em 2004. A instituição tem equipes multidisciplinares com ampla experiência na implementação de projetos e processos com comunidades locais nas áreas de gestão territorial integrada e de manejo de recursos naturais, combinando o conhecimento local com a ciência e tecnologia para soluções práticas e com possibilidade de escala.
 
As preocupações que movem o trabalho da ECAM estão centradas em projetos de valorização do conhecimento local e a conservação ambiental. Para a ECAM, a conservação do meio ambiente não ocorre apenas pelo combate a queimadas, extração ilegal de madeira ou mesmo caça e pesca predatória. O seu trabalho está voltado no fortalecimento das comunidades e atores locais, profundos conhecedores dos desafios e soluções pra região da Amazônia. Por seus resultados, a resposta oferecida pela ECAM, desde 2002, serve de parâmetro para ações dentro e fora do país, quando o assunto é conservação ambiental. Para isso a ECAM apoia as comunidades tradicionais e, em parceria com elas, capacita-as para que tenham instrumentos de conservação e proteção do meio ambiente. Colocar toda esta estratégia de conservação em campo significa, antes de tudo, entender que o meio ambiente e a biodiversidade são conservados por meio da ação das comunidades que nele vivem.
 
Clique aqui e visite o site http://www.equipe.org.br