Biblioteca

Guias para o Licenciamento Ambiental - COMÉRCIO DE GÁS - GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou gás de cozinha, é um combustível gasoso à pressão e temperatura ambientes, inflamável e inodoro, no qual, por segurança, é adicionado uma substância que produz o cheiro característico do gás. É obtido do gás natural das reservas do subsolo ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.

O distribuidor recebe o GLP do produtor ou importador nos pontos de abastecimento e a distribuição contempla também as atividades de armazenamento, envasamento, transporte, comercialização, controle de qualidade e assistência técnica ao consumidor.

Somente comerciantes que têm autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo) podem vender botijão de GLP e, além disso, para realizar a atividade é necessário o licenciamento ambiental e de observação das normas de segurança para exercício da atividade, já que seu principal risco são as explosões e incêndios, causadas por vazamentos do gás. Esse risco pode ser agravado pela manutenção e manuseio inadequados ou insuficientes e também pelo fato de os depósitos de botijões estarem localizados em áreas densamente povoadas, podendo causar danos às estruturas físicas do entorno e transeuntes, desvalorização imobiliária e aumento da movimentação de veículos nas calçadas e vias públicas, inclusive de caminhões e veículos de maior porte.
 


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?