Biblioteca

Guias para o Licenciamento Ambiental - BENEFICIAMENTO DE LEITE E DERIVADOS

A pecuária e a indústria do leite são duas atividades rurais em crescimento no Brasil, principalmente na região amazônica. Com isso, a produção de leite e derivados tem sido reconhecida como uma importante atividade econômica entre os agricultores familiares e pequenos agricultores.

O beneficiamento de leite e derivados requer um rígido controle do processo de produção e comercialização, a fim de garantir não apenas os padrões de qualidade dos produtos para o consumo humano, mas a observância dos aspectos ambientais. 

A atividade, ainda que realizada em estabelecimentos de pequeno porte, pode envolver diversas etapas, a depender do produto final a ser obtido (leite pasteurizado, leite UHT, queijo, iogurte, manteiga, leite em pó etc.), embora todos os processos tenham início com a ordenha e a recepção do leite "in natura", que deve ser transportado até a indústria de beneficiamento.

Os principais impactos ambientais gerados pela indústria de laticínio podem ser de baixa a média magnitude, exigindo atenção dos técnicos ambientais especialmente nos fatores relacionados ao controle dos efluentes líquidos industriais, ao consumo de lenha e carvão vegetal, que é utilizado como combustível, às emissões atmosféricas e à produção de resíduos sólidos industriais, que são os impactos ambientais mais críticos da atividade.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?