Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de SANTANA

Segundo maior município do Amapá, Santana fica a 17 quilômetros de Macapá. O Município foi criado pelo Decreto-lei nº 7.369, de 17 de de-zembro de 1987. Santana possui população estimada em 113.854 habitan-tes e uma área de 1.599,70 km². Faz limites com os Municípios de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Grande parte de sua história remonta à instala-ção, em 1950, de uma grande empresa que explorou manganês em Serra do Navio e escoava a produção pela área portuária de Santana.

A cidade é conhecida como porta de entrada fluvial do Estado. Em seus portos, chegam e partem navios e barcos que fazem linha para Belém (PA) e outras cidades do Pará e da região Norte. Também possui o porto específico para receber navios cargueiros de grande porte de bandeira in-ternacional. No setor primário, também abriga, em pequenas proporções, criação de gado bovino, bubalino, além de suíno. A atividade pesqueira e a extração da madeira, além da venda de produtos como madeira e açaí, também contribuem para o desenvolvimento econômico de Santana.

Santana mantém sob o seu domínio o Distrito Industrial do Amapá, cujo parque está em constante ampliação. Lá funcionam diversas empresas e indús-trias. O porto de embarque e desembarque de produtos para exportação, como cavacos de pinho e minérios, também impulsionam a economia.

Turismo – Como atração turística, a Ilha de Santana se notabiliza, já servindo, inclusive, de cenário para filmes. Na região também há vários balneários que atraem grande número de visitantes nos fins de semana. No Igarapé da Fortaleza se concentram restaurantes com cardápio variado. As manifestações religiosas ficam por conta de comunidades como Igarapé do Lago, com a tradicional festa de Nossa Senhora da Piedade.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?