Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de PRACUÚBA

O nome do Município de Pracuúba é originário de uma árvore típica da região (pracuubeira), predominante na reserva ecológica do Lago Piratuba. A localidade foi fundada em 1906 e pertenceu ao Município de Amapá. Criado pela Lei nº 04, de 1º de maio de 1992, tem como limites ao Norte o Município de Amapá, ao Sul o Município de Tartarugalzinho, a Leste o Município de Ferreira Gomes e a Oeste o Município de Amapá. Sua história de desenvolvimento é marcada pela pesca artesanal e pecuária, que ainda hoje continuam como agentes principais de sua atividade socioeconômica.

De fato, esse Município, através de seus múltiplos ambientes pesqueiros, constitui o polo de pesca interior mais importante do Estado. Sua ambientação natural envolve a presença de grandes áreas de floresta de terra firme, cerrados e áreas inundáveis, sendo estas as que mais participam como base produtiva do Município.

Possui cenários de rara beleza, que contam com a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesses ambientes, há uma rica e diversificada fauna aquática, potencializada pela diversidade de ambientes lacustres e seus estoques naturais de peixes.

Principais comunidades: Pracuúba (sede), Breu, Cujubim, Flexal, Pernambuco, Porto Franco, Ramal do Pracuúba, São Miguel e Tucunaré.
Sua infraestrutura vem avançando com ruas e avenidas asfaltadas e já possui água tratada, luz elétrica e ramal pavimentado, ligado a BR-156, que o interliga à Capital Macapá.

Economia: As principais atividades econômicas no Setor Primário são: criação do gado bovino e bubalino, em maior proporção, pesca artesanal, agricultura familiar. 


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?