Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de PEDRA BRANCA DO AMAPARI

O Município de Pedra Branca do Amapari foi criado pela Lei 08, de 1º de maio de 1992, e está localizado na região central do Estado, a 180 quilôme-tros de Macapá, com acesso pela rodovia BR-210, também conhecida como Perimetral Norte. Na última década, houve uma explosão demográfica pela implantação de projetos de mineração na região, que hoje ainda movimentam a economia local, mas de maneira mais comedida. Tem uma população esti-mada em 14.560 habitantes, concentrada na sede do Município, e uma área de 9.625 km².

Faz limite ao norte com os Municípios de Oiapoque e Serra do Navio, ao sul com Porto Grande e Mazagão, a leste com Serra do Navio e Porto Gran-de e a oeste com Mazagão e Laranjal do Jari. Em nível econômico, o Município prosperou com o recebimento de impostos provenientes da exploração mine-ral na região, em especial do ouro e minério de ferro. Hoje, esse setor, que já fez Pedra Branca ser chamada de “Eldorado” do Amapá, decresceu, já não faz mais a cidade viver o vaivém frenético de outras décadas.

Na sede do Município, o funcionalismo público, o comércio e serviços movimentam o que restou de uma economia mais pujante. Mesmo assim, recen-temente a cidade teve desenvolvimento na infraestrutura urbana, especialmente dos prédios públicos, na última década. A agricultura está representada pela produção de cultura de subsistência ou culturas alimentares, principalmente arroz, banana, feijão, milho e mandioca. A mandioca destaca-se entre as demais culturas e destina-se basicamente à produção de farinha, comercializada na capital.

A pecuária, também de subsistência, resume-se ao rebanho bovino, bubalino e suíno, além da prática de pesca e exploração de madeira.

Turismo – Pedra Branca possui balneários que atraem grande número de visitantes durante o período de estiagem no Amapá. Também se destacam as grandes áreas de florestas, propícias ao turismo de aventura, com cachoeiras, e a exuberante Serra do Tumucumaque, um dos pontos mais altos do Estado. Também concentra diversas comunidades Indígenas.
 


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?