Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de LARANJAL DO JARI

O Município de Laranjal do Jari, criado pela Lei nº 7.639, em 17 de dezembro de 1987, está localizado ao Sul do Estado Amapá (Mesorregião Sul), distante 365 km da capital Macapá. Laranjal do Jari limita-se com os Municípios Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Vitória do Jari, com o Estado do Pará, e ainda com Suriname e Guiana Francesa. A cidade de Laranjal do Jari, sede municipal, é conhecida como Beiradão, por ter as casas construídas na beira do rio (tipo palafita).

A denominação de Laranjal do Jari deve-se a um pequeno laranjal que existia nas proximidades, quando da instalação do povoado, por ocasião da implantação do Projeto Jari, o maior latifúndio já implantado no planeta, pelo cidadão norte-americano Daniel Ludwig. É o terceiro Município mais populoso do Estado (considerado também a primeira e maior favela do Amapá). Fica localizado em frente à Cidade de Monte Dourado/PA, separado pelo rio Jari, com apenas 243 metros.

Com uma boa infraestrutura de ruas e avenidas asfaltadas, possui água tratada, luz elétrica e estrada que interliga à Capital Macapá. Em relação à economia, no setor primário tem criação do gado bovino e bubalino, em maior proporção, cultura de arroz, abacaxi, banana, cupuaçu, feijão, laranja, milho, melancia, mandioca (produz farinha na região de Água Branca) etc. Laranjal ficou conhecido por abrigar funcionários que trabalham na fabricação de celulose (matéria-prima do papel) e na exploração e industrialização do caulim feito no lado paraense da fronteira. Hoje, o setor entrou em declínio e a atividade industrial já não move a economia como em outras épocas. Em Laranjal do Jari também estão localizadas pelo menos três cooperativas que trabalham com o extrativismo de óleo de castanha e breu branco, além do beneficiamento da castanha e transformação em diversos tipos de produtos muito utilizados, por exemplo, na merenda escolar nas escolas da região. No setor terciário se sobressai o comércio, que, aliás, foi fator importantíssimo para o desenvolvimento da região, além de várias boates e alguns hotéis.

Atração Turística: o rio Jari tem diversas cachoeiras, mas a principal é a de Santo Antônio, considerada uma das mais belas do Brasil, muito visitada nos finais de semana. A área de Laranjal do Jari também é bastante apreciada para o turismo de aventura, em especial, aos adeptos de trilhas, além de oferecer diversas exuberantes paisagens naturais.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?