Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de CUTIAS DO ARAGUARI

O Município de Cutias do Araguari foi criado pela Lei nº 006, de maio de 1992. Antigos moradores dizem que no lugar, em outras épocas, existia grande variedade de espécies de caça, entre elas a cutia, o que, provavelmente, deu origem ao nome do Município. Outra versão para a denominação do lugar é a de que os primeiros moradores da localidade utilizavam como meio de transporte uma pequena embarcação, bastante ligeira, denominada “cotia”.

O Município possui uma floresta bastante vasta, com madeira de lei, onde se destacam as espécies maçaranduba, andiroba e pracuúba. Sua fauna é uma das mais ricas do Estado, especialmente pela grande variedade de animais silvestres que a compõem, tais como paca, capivara, tatu, cutia e outros.

Cutias do Araguari teve origem nas margens do rio Araguari, e foi criado em decorrência da explosão demográfica ocorrida na então Sede distrital, onde se constatou a necessidade de emancipação, uma vez que a população era administrada, a longa distância, pela Prefeitura de Macapá. Cutias passou a se tornar um ponto de apoio a criadores, agricultores e extrativistas da região, onde a maioria construiu residências e outras instalações para o sustento de suas atividades. 

Possui um clima tropical chuvoso, intercalado com períodos curtos de estiagem, e temperatura média anual de 27º centígrados. A pluviosidade para a região fica em torno de 2.800 mm. Segundo a classificação da vegetação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cutias possui grande parte do seu território, principalmente o centro, coberta por uma vegetação pioneira, com influência fluvial herbácea, sem palmeiras. Na parte nordeste, há vegetação pioneira com influência fluvial arbustiva sem palmeiras. E por fim, ao longo do rio Araguari há a formação de floresta ombrófila densa e aberta com variações.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?