Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de CALÇOENE

A Vila de Calçoene começou a se formar em frente à cachoeira do Firmino, como era conhecido antigamente o povoado que deu origem ao Município, parte da província do Grão-Pará. Seus moradores viviam, basicamente, da exploração de ouro nas minas de Lourenço – por isso o nome da vila.

No final do século XIX, foi implantada na região uma colônia de imigrantes russos, no contexto de esforço de povoamento do território brasileiro por braços assalariados provindos da Europa, como ocorreu, no mesmo período, nas regiões centro-sul do Brasil.

O governo do território, após a invasão por parte do governo de Caiena, resolveu retomar o povoado e suas terras, decretando a reincorporação da vila ao Estado. Em 22 de dezembro de 1956, ocorreu a emancipação da vila, que passou a se chamar Calçoene – calço (cunha), ene (norte).

Calçoene é o local onde mais chove no Brasil, com uma precipitação média anual de 4.165 mm, sendo que em 2000 foram registrados quase 7.000 mm de chuva. Comparativamente, chove três vezes mais neste Município do que em todo o Município de São Paulo. Entre janeiro e junho foi registrada uma média de 25 dias de chuva por mês; o que significa que chove praticamente todos os dias. 

Atrações turísticas

Parque Arqueológico do Solstício – No local existe um círculo de pedras, que se supõe construído como um antigo observatório indígena. Tem 30 metros de diâmetro, com pedras de granito com até 4 metros de comprimento, semelhante ao encontrado na Guiana Francesa que tem 2.000 anos de idade. O círculo de Calçoene é apelidado de "Stonehenge do Amapá", em referência ao Stonehenge da Inglaterra.
As escavações no local por arqueólogos estão sendo feitas a partir de 2006 e por isso ainda não se tem prova que realmente seja um observatório. O local já era conhecido da comunidade científica desde 1950. 

Praia do Goiabal – A 14 km de distância do centro, por uma estrada de terra precária, chega-se a quase intocada praia do Goiabal, banhada pelo Oceano Atlântico. Os poucos habitantes do Município são os principais frequentadores. Apesar de barrenta em seus primeiros 150 metros, a água é salgada. A praia tem aproximadamente 70 km de extensão.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?