Biblioteca

Diagnóstico da Gestão Ambiental do Município de AMAPÁ

O Município de Amapá está localizado ao norte do Estado, distante 312 quilômetros da capital. O acesso é por via terrestre, através da BR-156, além de marítimo e aéreo. A região é atendida regularmente por linhas de ônibus que partem de Macapá. Além da sede municipal, existem 12 núcleos populacionais consideráveis: Base Aérea, Cruzeiro, Piquiá, Calafate, Amapá Grande, Vulcão do Norte, Ramudo, Vista Alegre, Santo Antônio, Sucuriju, Araquiçava e Paratú. Foi criado através da lei 798, de 22 de outubro de 1901. Faz limite com os Municípios de Calçoene (norte e oeste), Pracuúba (sul) e Oceano Atlântico (leste). Entre as atividades econômicas que se destacam estão a pecuária, com ênfase na criação de búfalos, e a pesca.

O nome do Município de Amapá, assim como o do Estado do Amapá, originou-se de uma espécie de árvore brasileira (amazônica) chamada amapazeiro, que possui um tronco volumoso, um metro de diâmetro na base, casca espessa, por onde escorre um abundante leite branco: o leite do Amapá. Os frutos, em formato de maçã, são bastante saborosos, embora seja na farmacopeia que o leite do Amapá tem
maior aproveitamento. É utilizado para combater diversos males, dentre os quais tuberculose e problemas gastrintestinais. Antigamente era comercializado, embora em pequenas quantidades, até mesmo para o sul do país.

A principal base econômica do Município é representada pela pecuária extensiva que, em relação ao Estado do Amapá, concentra o maior rebanho, representado pelo gado e por bubalinos. A pesca também tem grande destaque na economia local, gerando emprego e renda para muitas famílias, com venda externa para grande parte do pescado e com o mínimo de consumo interno. O funcionalismo público também merece destaque na geração de emprego e renda para os moradores do Amapá, notadamente de seu distrito sede. As práticas agrícolas e de extrativismo, basicamente, se caracterizam como de subsistência, atendendo às demandas familiares.

Turismo – Uma boa opção de passeio no Município de Amapá é a Base Aérea, usada pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, os restos de materiais e construções fazem com que o local seja uma espécie de museu a céu aberto.
O Município de Amapá também dá acesso à Cachoeira Grande. O espaço oferece um banho de águas cristalinas e de paisagem exuberante.


  voltar

Quer acessar agora o arquivo completo?
Preencha o formulário abaixo.

Nome:*
E-mail:
Estado:*
Município:*


newsletter   Já assinou a nossa newsletter?