A Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) é uma associação civil sem fins lucrativos, cujos principais objetivos são: promover a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres; estimular o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade; e apoiar a criação e desenvolvimento de novos jardins botânicos.

O Estado do Amazonas possui 97,4% de sua cobertura florestal intacta e é um dos que menos desmata na região da Amazônia Brasileira. Um dos mecanismos usados para a manutenção desse percentual é a garantia de proteção dessas áreas por meio da conservação florestal. Nesse sentido, o Estado do Amazonas tem 51,8% de áreas protegidas, sendo 11,9% Unidades de Conservação Federais, 12,1% Unidades de Conservação Estaduais e 27,7% de Terras Indígenas. Todo esse trabalho tem levado o Amazonas a ser uma referência em Desenvolvimento Sustentável.
 
Esse trabalho é resultado de uma série de ações da Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA com sua política, gestão e projetos na área ambiental.
 
Clique aqui e visite o site: http://www.amazonas.am.gov.br/
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA é o órgão responsável pela condução das políticas de Gestão Ambiental no Estado do Amapá, nas áreas de formulação de políticas para o desenvolvimento dos processos de preservação e conservação do meio ambiente, que compreende todos os instrumentos estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente entre os quais está o processo de descentralização da gestão ambiental.
 
A SEMA é o órgão responsável pela execução do Programa Estadual de Fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal, o qual tem como objetivo fortalecer a gestão ambiental Municipal através de capacitação dos técnicos locais e da instrumentalização do órgão ambiental local, contribuindo para a efetivação da gestão ambiental descentralizada e compartilhada.
 
Clique aqui e visite o site: http://www.sema.ap.gov.br/ 
Na agenda ambiental o Governo do Estado do Maranhão conta com extensa rede de parceiros governamentais e não-governamentais, que cooperam entre si para a obtenção de um objetivo comum, a redução do desmatamento no Estado e, consequentemente, na Amazônia, com a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da gestão ambiental municipal.
 
Clique aqui e visite o site: http://www.ma.gov.br/
A AMEAP é pessoa jurídica de direito privado, de natureza civil, sem fins lucrativos, com área de atuação em todo o Estado do Amapá, e sede no município de Macapá, capital do Estado. Tem por finalidade contribuir para a solução de problemas comuns aos municípios amapaenses, priorizando a consolidação da qualidade de vida dos munícipes, por meio do desenvolvimento socioeconômico, primando pelo fortalecimento das instituições democráticas do País.