Objetivo Geral

A linha de ação de apoio à Descentralização da Gestão Ambiental visou promover o diálogo entre órgãos ambientais municipais e estaduais, além de estabelecer instrumentos de apoio ao processo de descentralização nos estados do Bioma Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Ao todo 174 municípios foram alcançados e 925 pessoas foram capacitadas pela linha de ação no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2018.
 

Público-alvo

Prefeitos(as) ou gestores municipais e representantes dos governos estaduais.
 

Atuação

Tem como princípio a construção de alianças a partir do fortalecimento do diálogo e cooperação entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, visando, tanto a identificação de problemas e a formulação de soluções para questões cotidianas do órgão ambiental, quanto a construção de um ambiente institucional de trocas e cooperação a longo prazo.
 
No Pará apoiou a construção do Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente – FOPESMMA, que conta com os 144 municípios e atua no fortalecimento e articulação da gestão municipal. Hoje, o FOPESMMA já conquistou assento no COEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente, COGES – Conselho Gestor do PMV e Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
 
Um dos grandes desafios da descentralização da gestão ambiental é a estruturação das Secretarias Municipais de Meio Ambiente para o desenvolvimento adequado de suas funções. Nesse sentido, e também buscando reduzir a lacuna de referenciais técnicos e metodológicos para o controle das atividades de impacto local, dois produtos são oferecidos às Secretarias Municipais:
 
  • Ciclo de Oficinas de Qualificação Técnica do Licenciamento Ambiental. Realizado a partir de instrumentos práticos desenvolvidos pelo PQGA, tem como objetivo a construção conjunta de um plano para adequação do licenciamento e estruturação da Secretaria.
  • Termos de Referência para atividades de impacto local. Desenvolvido ao longo do Projeto “Padrões para o Licenciamento Ambiental: Sistematização de procedimentos e guias de referência para os Municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu (CIDS)”, direciona os estudos ambientais a serem apresentados ao órgão ambiental em formulários, sistematizando as exigências conforme o porte da atividade. 
 
Você pode conferir o conteúdo dos Termos de Referência em nossa biblioteca, clicando nos ícones ao lado.

Leia mais sobre a divulgação de resultado aqui.

 

........................................................................................................................................................................................

 

 

O QUE É A PREMIAÇÃO?

O prêmio “Gestão Ambiental no Bioma Amazônia” é iniciativa do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (PQGA), com recursos do Fundo Amazônia/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
Ele visa identificar e certificar boas práticas desenvolvidas em Municípios brasileiros do Bioma Amazônia, conferindo-lhes maior visibilidade, promovendo seu aperfeiçoamento e estimulando a transferência de conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento de outras iniciativas.
 
É uma grande oportunidade para que governos municipais e organizações da sociedade civil sejam reconhecidos por iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do Bioma Amazônia. 
 
 

OBJETIVO

O objetivo da primeira edição do prêmio é destacar boas práticas que contribuam para o  desenvolvimento sustentável dos Municípios na região, em especial iniciativas  voltadas para o controle e redução do desmatamento no Bioma, incidindo sobre as condições ambientais, sociais, econômicas e técnicas e que promovam a conservação dos recursos naturais.
 

 

MODALIDADES / ENTIDADES EXECUTORAS PREVISTAS

  • Governos Municipais;
  • Organizações da sociedade civil ou cooperativas.

 

CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

Serão dois prêmios por categoria, sendo um para a melhor Prática desenvolvida por governos municipais e outro concedido à melhor Prática executada por organização da sociedade civil ou cooperativa.

Ordenamento Territorial e Fundiário

 

Monitoramento, Controle e Recuperação Ambiental

 

Produção Sustentável e Incentivos destinados à Conservação

 

Governança Socioambiental

 

Educação Ambiental

 

 
Clique aqui e leia o REGULAMENTO.
 
 
O prazo para a inscrição foi encerrado em 04/04/2016.
 
 
Para obter mais informações sobre a premiação, entre em contato com a Equipe Boas Práticas:
 
TEL.: (21) 2536-9785
TEL.: (21) 2142-9785
FAX.: (21) 2537-1262
E-MAIL: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
 
PONTOS FOCAIS:
 
AMAPÁ / PARÁ | Marcelo Galdino
(91) 99227-0169
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Travessa Lomas Valentina, 2717
Bairro do Marco – Belém
 
MARANHÃO | Nira Fialho
(98) 99225-4548
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
MATO GROSSO | Wilson Pereira
(65) 9991-8222
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 – Cuiabá
 
 
 

Objetivo Geral

Proporcionar ao gestor municipal e às equipes locais informações e Orientações Técnicas e Jurídicas garantindo qualidade técnica nos projetos, programas e políticas públicas e a segurança jurídica necessária à tomada de decisões.
 
Essa linha de ação disponibiliza ao gestor meios para o alcance dos resultados pretendidos pela administração no marco da sustentabilidade, bem como favorece um modelo de gestão pública eficiente, transparente e voltado para o cidadão.
 

Público-Alvo

A Orientação Jurídica se deu por via de acesso ao sistema (amazonia.ibam.org.br) e ocorreu mediante login e senha, após a celebração do Termo de Adesão e o devido cadastramento com a equipe da consultoria jurídica do Programa. Os servidores cadastrados tiveram total acesso ao material disponível, e no período de execução do PQGA formularam consultas que ocasionaram um total de 1.813 pareceres inéditos.
 
Além de solicitar o esclarecimento de dúvidas sobre casos concretos enfrentados em seu Município os agentes públicos cadastrados no sistema tiveram acesso a um acervo com mais de 30 mil  documentos já solicitados por outros Municípios,  e que também puderam auxiliar na rápida orientação para solução de problemas. Esse acervo recebeu 3.605 downloads até dezembro de 2017.
 
Tudo foi processado em ambiente seguro digitalmente certificado, garantindo o total sigilo dos dados do Município e do agente público que formulou a consulta. Os pareceres formulados, ao final, emitiram um código para confirmação de sua autenticidade, conferindo assim maior segurança quanto à fidedignidade do documento. Servidores de 248 municípios do Bioma solicitaram pareceres inéditos ao PQGA.
 

Temas frequentes de consultas - PQGA

Os pareceres jurídicos são de grande valia para a gestão municipal. Através deles é possível que o gestor tenha segurança jurídica para resolver pendências e problemas em seus Municípios e consequentemente  trazer melhorias para a população. Abaixo os temas frequentemente solicitados:
  • Licenciamento Ambiental. 
  • Fiscalização ambiental.
  • Taxas ambientais.
  • Cadastro Ambiental Rural.
  • Estruturação da secretaria e conselho municipal de meio ambiente.
A Orientação Técnica se deu por meio de notas técnicas, análise especializada sobre determinado assunto, disponíveis para download na biblioteca do Portal - www.amazonia-ibam.org.br/biblioteca/.
A abordagem e aprofundamento dos conteúdos temáticos buscam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, visando a qualificação de gestores públicos, servidores municipais e outros agentes da sociedade civil que atuam sobre os problemas decorrentes do desmatamento na Amazônia.
 

Categorias das Notas Técnicas

As Notas Técnicas foram organizadas em grupos temáticos. O primeiro grupo procura reunir orientações básicas voltadas para a implantação e consolidação do SISNAMA no âmbito municipal, enquanto que o segundo reúne temas relevantes que devem pautar a atuação ambiental a cargo dos Municípios. 
 
GRUPO 1 - Gestão e Governança Ambiental Municipal
  • Política Municipal de Meio Ambiente 
  • Instrumentos complementares
  • Esclarecimentos jurídicos
GRUPO 2 - Agenda Ambiental Municipal
  • Qualidade de vida local e Ordenamento territorial
  • Controle ambiental
  • Prestação de serviços públicos ambientais
  • Promoção de práticas sustentáveis e de Incentivos econômicos
  • Capacitação e Educação para a sustentabilidade
Atualmente é de fácil observação no país a ampla disseminação dos aplicativos de comunicação em smartphones. O IBAM, nas suas atividades de capacitação, busca incorporar as novas tecnologias às suas propostas pedagógicas como forma de ampliar o acesso à informação de qualidade e potencializar os resultados desejados para aprendizagem. Nessa perspectiva, o Programa de Qualificação de Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (PQGA) deu início a linha de ação das Comunidades de Aprendizagem.
 
As comunidades se dividiram em duas modalidades, alcançando 682 participantes:
 
Comunidade por Unidade Federativa, onde as trocas ocorreram de forma espontânea. 
Comunidade Temática, onde as trocas ocorreram segundo linhas temáticas relacionadas aos cursos de Capacitação do PQGA.
 
Ambas as modalidades foram dotadas de Moderação e as Comunidades Temáticas contaram, também, com a atuação de Mediação especializada. O papel da Moderação foi garantir um ambiente cordial e fértil à troca de experiências e ideias e, o da Mediação foi orientar e incentivar os debates nas temáticas relevantes aos temas das Comunidades. Em ambas as modalidades, os participantes tiveram acesso ao acervo de materiais, informações e documentos trocados, bem como uma síntese dos principais temas abordados na Comunidade que integram.
 
Em adição às atividades em plataformas de comunicação virtual, outras atividades como oficinas e fóruns, online ou presenciais, realizadas pelo PQGA integraram as iniciativas das Comunidades de Aprendizagem, colaborando para seu objetivo.
 

Objetivo Geral

Oferecer, na perspectiva da educação continuada, a possibilidade de ampliação de conhecimentos, de troca de experiências e o acesso a novas oportunidades de qualificação e desenvolvimento mediante a participação em rede virtual criada de forma colaborativa.
 

Público-alvo

Comunidades por Unidade Federativa: técnicos, gestores e outros atores que atuam com a gestão ambiental dos Municípios abrangidos pelo PQGA.
 
Comunidades Temáticas: participantes certificados pelos cursos do Componente de Capacitação do PQGA.

Objetivo Geral

Sensibilizar integrantes do Poder Legislativo para a importância dos temas ambientais, da sustentabilidade e outros de interesse para o exercício da vereança, destacando as funções legislativas e de fiscalização e o papel da Câmara como espaço permanente de debate e interação com a sociedade. No período de execução do PQGA foram realizados 21 encontros com a participação de 1683 pessoas. 
 

Público-alvo

Vereadores, assessores e outros integrantes do Poder Legislativo dos Municípios de uma mesma microrregião de forma a favorecer a troca de experiências. Os encontros foram organizados em sedes de municípios previamente identificados como polos regionais dos estados.
 

O Vereador e a Câmara Municipal

A publicação "O Vereador e a Câmara Municipal" do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM com recursos do Fundo Amazônia/BNDES permitirá ver como a Câmara Municipal pode agir, quais suas atribuições básicas, a que legislação recorrer para delimitar e orientar suas decisões, além de explicar também os diretos e deveres dos Vereadores e seu fundamental papel na condução dos trabalhos do Legislativo local. O livro, que já está disponível para download, oferece ainda um capítulo que foca as diversas linhas de ação a serem desenvolvidas no âmbito da gestão municipal, debatendo questões e abordagens na ótica do Poder Legislativo municipal e das contribuições dos Vereadores. 
 
Clique aqui e baixe a versão digital da publicação.
 

Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal - LOM

O IBAM, no âmbito do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES, lançou a publicação "Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município – LOM", que tem por objetivo apresentar um modelo orientador para revisão e adaptação da LOM a fim de ajudar as Câmaras Municipais a concretizarem a iniciativa legislativa de proposta a emenda da LOM.
 
A publicação já está disponível para download na biblioteca do PQGA. Para acessar, clique aqui.