O Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA, ação do IBAM com recursos do Fundo Amazônia/BNDES, ingressa em nova fase, após cinco anos de realizações dedicadas a aumentar a participação dos Municípios na agenda de conservação dos recursos florestais e redução do desmatamento, a partir da tarefa maior de bem estruturar seus sistemas locais de meio ambiente.  
 
Nesse período ocorreram muitas mudanças no modo de ver a gestão ambiental municipal, conferindo-se maior valor às políticas e iniciativas locais.  O PQGA buscou participar e contribuir em acordo com os novos marcos legais para esse momento de transformação institucional dos Municípios, atuando nos vetores da informação, capacitação e assessoria. 
 
Como resultado desse esforço, o PQGA formou uma rede de 449 Municípios com acesso amplo e gratuito às atividades do Programa de maneira a dar suporte técnico à atuação local na área ambiental. Na capacitação continuada, foram 17 cursos online (internet e mobile) e semipresenciais voltados para gestores, equipes técnicas e sociedade civil, totalizando 201 turmas e 7.706 certificações. O apoio aos processos de descentralização, visando a implementação de novos padrões de licenciamento ambiental nos Municípios, promoveu 11 oficinas de trabalho, em sete Estados, com participação de 925 gestores e técnicos. Na linha do Legislativo, foram promovidos 21 encontros, mobilizando 1.683 vereadores(as), assessores(as) e servidores(as) das Câmaras para debater a ampliação das responsabilidades municipais com o meio ambiente. A demanda por orientação técnica e jurídica por parte dos Municípios nos mais diversos temas da agenda ambiental, um dos principais pilares do PQGA, resultou em 1.813 pareceres inéditos, publicação de 50 notas técnicas, que atingiram 7.891 downloads no período.  Por fim, a primeira edição do Prêmio em Gestão Ambiental gerou 140 contribuições de experiências inovadoras e bem sucedidas, principalmente com raízes na Amazônia, confirmando a importância da proposta de documentar repertório de soluções e respostas para os problemas críticos da região.
 
Nem tudo foi fácil, mas o uso das mídias sociais, a interatividade e o engajamento do PQGA em conjunto de acordos e parcerias, fez crescer as conexões com as Prefeituras, secretarias municipais de meio ambiente, fóruns de secretários e entidades municipalistas, além das secretarias estaduais de meio ambiente, outros órgãos de governo e da sociedade civil, o que possibilitou a execução em elevada escala, com a presença dos nove Estados do Bioma Amazônia. Fechou-se um ciclo com a convicção dos bons resultados alcançados.
 
Visando ampliar ainda mais o alcance e compartilhamento de informações, o IBAM reuniu a produção técnica do PQGA e buscou disponibilizar publicações, pareceres, documentos, boas práticas e demais arquivos sobre gestão ambiental. Assim, convidamos a (re)visitar a nossa plataforma www.amazonia-ibam.org.br que segue ativa, clicando na guia Acervo Digital para acesso ao material.  
 
A política ambiental é desafio que exige permanência e continuidade. O IBAM segue com seu compromisso com a sustentabilidade e sua missão de contribuir para o avanço de políticas ambientais e o protagonismo dos Municípios por meio de suas diversas linhas de atuação.  
O IBAM, apoiou a estruturação da Unidade de Conservação Municipal – UC localizada no sul do Amazonas, às margens do Rio Purus. A UC alvo foi a Área de Proteção Ambiental do Jamanduá (APA do Jamanduá), cujo processo de criação e implementação estavam incompletos. 
 
A demanda surgiu através da solicitação do Secretário Municipal de Meio Ambiente de Canutama, José Augusto Araújo e contou com etapas iniciais de levantamentos de dados secundários, bibliografia e troca de informações com os gestores locais que foi sucedida por visita técnica. A partir das atividades in loco foram apresentadas pelos gestores demandas da gestão ambiental de Canutama que extravasam o âmbito da gestão da área protegida, envolvendo temas como licenciamento ambiental, gestão de resíduos, constituição e capacitação de equipe do órgão ambiental, acesso a recursos financeiros, entre outros. Diante disto, optou-se por incorporar à atividade informações e direcionamento referentes a estes temas, visando abranger um número maior de demandas do município.
 
O trabalho deu origem à publicação Estruturação de Unidade de Conservação Municipal – Canutama/AM que é um Relatório Técnico orientado à estruturação da Área de Proteção Ambiental do Jamanduá. O documento contém orientações gerais à estruturação de UCs – comuns a quaisquer categorias e órgãos gestores – e foco sobre as orientações específicas às características da região e do Bioma Amazônia, às UCs municipais e às demandas de conservação e proteção ambiental do território do município. 
 
O Relatório apresenta referências legais e metodológicas acerca da natureza e conteúdo necessário aos estudos e diagnósticos obrigatórios e recomendados para adequado planejamento e gestão de UCs, à construção de conselhos e de equipes de profissionais e à elaboração de planos de trabalho para monitoramento, manejo e fiscalização. Dentre este conjunto de referências, encontram-se tanto materiais produzidos pelo IBAM, no âmbito do PQGA, quanto de outras fontes de referência do poder público, academia e terceiro setor. O documento também inclui orientações para a qualificação da gestão ambiental do Município, com foco sobre a elaboração e revisão de instrumentos, capacitação das equipes e acesso a recursos.
 
Para acessar, clique aqui ou entre na Biblioteca do PQGA
 
 
 
 
O Armazém de Documentos é resultado da interação entre gestores e demais participantes do PQGA, reunindo minutas e modelos de leis, decretos, portarias, termos de referência, licenças, autos de infração, dentre outros documentos disponíveis para download.
Juntamente com a biblioteca e o mapeamento de oportunidades, o Armazém de Documentos constitui o acervo digital do PQGA.
 
Seu objetivo é ser um depositório livre, dinâmico e gratuito de documentos que possam contribuir para o aprimoramento da gestão ambiental nos municípios do bioma Amazônia.
 
Acesse aqui e conheça o Armazém de Documentos.
 
O III Seminário de Boas Práticas na Gestão de Unidades de Conservação e I Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação ocorreram de 27 a 29 de novembro de 2017, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, realizado pelo ICMBio em parceria com o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Gordon and Betty Moore Foundation, Projeto Desenvolvimento de Parcerias Ambientais Público-Privadas, apoiado pelo Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), Caixa Econômica Federal, Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Serviço Florestal Norte-Americano (USFS) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), entre outros.
 
O objetivo foi a troca de experiências bem-sucedidas na gestão de unidades de conservação (UCs) com potencial para serem replicadas em outras unidades. 
 
Durante o evento Zuzu, jornalista especializada na área ambiental, entrevistou Alexandre Albuquerque Santos, superintendente de área do IBAM, sobre as parcerias público-privadas e o programa de capacitação de Municípios da Amazônia. Clique aqui e assista.
 
FONTE: Instituto Brasileito de Administração Municipal - IBAM